Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 20 de novembro de 2011

Como é a Esquizofrenia vista pela sociedade

" A esquizofrenia é uma doença mental que é diagnosticada em pessoas e sendo pessoas, estão inseridas numa sociedade, porém dependendo da sociedade e das pessoas envolventes nelas e do tempo histórico, os esquizofrénicos podem ser vistos e tratados de maneira diferente dos outros, ou seja, o significado de esquizofrenia é diferente conforme os países e os seus pontos de vista dos grandes psiquiatras e pessoas neles envolventes. Também, ainda existem muitos mitos e incompreensões acerca desta doença, o que dificulta a sua inserção perante a sociedade. No que diz respeito ao abuso perante a sociedade sobre a esquizofrenia e a exclusão social, diagnósticos de esquizofrenia já foram usados para fins políticos em vez de terapêuticos. (...)
Assim um dos maiores medos que a pessoa com esquizofrenia sente é o de ser acusada por preconceitos sociais relativamente à sua doença, em particular a ideia de que a pessoa é violenta e perigosa.
Deste modo, uma das grandes dificuldades destes doentes é também a sua integração no mercado de trabalho, existindo uma grande competitividade, levando a que muitos acabem por desistir.
Os esquizofrénicos também podem apresentar sintomas depressivos, mesmo sem ter haver com a doença. As desilusões e desapontamentos dos fracassos em manterem um emprego ou tentar voltar a estudar ou ter um grupo de amigos, leva os esquizofrénicos a ter sentimentos de frustação.
Porém, o tratamento da esquizofrenia pode ajudar a tratar os sintomas, e a permitir que os doentes possam viver as suas vidas de forma satisfatória e produtiva. "

Texto retirado do blog: Sociedade Esquizofrénica

1 comentário: